Programa Scholar-in-house

Conheça o programa

A valorização da experiência acadêmica está na história e na essência de L.O. Baptista, e se tornou, ao longo de décadas, uma marca do escritório. O incentivo para a formação continuada, e o consequente aperfeiçoamento técnico de seus advogados, resultou em profissionais altamente engajados em iniciativas acadêmicas, incluindo a docência e a pesquisa de excelência em diferentes áreas de estudo do Direito. Esta cultura também alimenta nossa prática profissional como advogados, mantendo-nos constantemente atualizados e na linha de frente das fronteiras do conhecimento jurídico. Acreditamos na visão do nosso fundador, de que o excelente professor também é um excelente advogado e vice-versa.

Como um dos frutos desta relação simbiótica, foi lançada, em 2018, em parceria com a Editora Almedina, a Coleção L.O. Baptista, que já contempla 6 títulos. Em 2020, passamos a contar com mais uma iniciativa acadêmico-científica em nosso escritório, o Programa Scholar-in-house.

O Programa agrega ao nosso ambiente professores, pesquisadores e outros profissionais com relevante vida acadêmica, tanto no Brasil, quanto no exterior. Aqui, eles podem usufruir da infraestrutura, recursos e apoio operacional no desenvolvimento de suas atividades enquanto contribuem para a ampliação do ambiente intelectual do escritório, que avalia e discute com cada acadêmico (Scholar), as condições de sua remuneração, de modo a permitir, inclusive, que suas despesas com deslocamento e acomodação possam ser custeadas.

Enquanto está no escritório participando do Programa, o acadêmico só pode desempenhar atividades acadêmico-científicas (como produção de textos e artigos científicos, participação em projetos de pesquisa, eventos, treinamento interno dos advogados por meio da Academia L.O.Baptista, reuniões internas acadêmicas etc.), não estando autorizado a prestar qualquer serviço jurídico, nem de consultoria, seja no direito brasileiro, seja em direito estrangeiro. Em sua atuação e produção científica, o acadêmico manifesta apenas a sua própria opinião ou posição sobre determinado tema, não refletindo, necessariamente, a posição institucional do escritório. Por fim, durante o período em que participa do Programa, o acadêmico não integra o quadro de advogados do L.O.Baptista.

A participação no Programa pode se dar em qualquer uma de nossas áreas de atuação, e a duração da permanência, condições e carga horária são examinadas e discutidas caso a caso.

A seleção de participantes está aberta durante todo o ano e as candidaturas podem ser realizadas a qualquer momento por meio do envio do currículo, carta de apresentação, bem como uma proposta de atividades acadêmicos-científicas que pretende realizar durante determinado período para [email protected] . Cartas de recomendação também são bem-vindas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo mesmo e-mail.

Atualmente, o Programa Scholar-in-house conta com os seguintes participantes: