Publicações

Resultado do leilão de Roraima para atendimento aos sistemas isolados

Resultado do leilão de Roraima para atendimento aos sistemas isolados

No último dia 31 de maio foi realizado o Leilão 001/2019 – ANEEL, primeiro certame para contratação de energia promovido no âmbito do Governo Federal, cujo objetivo foi atender às questões prementes relacionadas ao fornecimento de energia para o Estado de Roraima – único não integrado ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

O Estado de Roraima integra um conjunto de 270 sistemas isolados localizados em 9 Distribuidoras de energia, a grande maioria no estado do Norte do Brasil. O fornecimento de energia com segurança, regularidade e confiabilidade para estas localidades tem sido um grande desafio para as instituições do setor elétrico.

O modelo adotado para o Leilão 001/2019 – ANEEL, desenvolvido pela EPE ao longo dos últimos 2 anos, vem em resposta às necessidades de fornecimento para estas localidades, cuja características demandam modelos customizados para o seu atendimento, considerando variáveis que ultrapassam questões relacionadas ao escoamento da energia e incluem temas como o aproveitamento de recursos energéticos locais, conjunção de novas tecnologias, separação de produtos potência e energia, modelos híbridos dentre outras novidades.

O modelo do Leilão 001/2019 – ANEEL, a despeito das críticas de alguns players, despertou interesse no mercado, uma vez que foram cadastrados de 156 projetos dos quais 9 sagraram-se vencedores, viabilizando a contratação de 293,8MW de potência com investimentos na ordem de 1.6 Bi. Verificou-se também que, dos 2 produtos ofertados, apenas o produto potência teve projetos vencedores, sendo que, o produto energia, cujas características para habilitação permitiam apenas fontes de recursos renováveis, não conseguiu viabilizar projetos.

O estado de Roraima aguarda pela sua integração do SIN por meio do Linhão Manaus-Boa Vista, licitado em 2011, com 721 quilômetros da malha dos quais 123 quilômetros passam dentro da Terra Indígena Waimiri-Atroari, atualmente aguarda pela aprovação do licenciamento ambiental.

Outras notícias
Tags