Publicações

Juristas consideram retrocesso PL da arbitragem, que pode ser votado hoje em regime de urgência

Juristas consideram retrocesso PL da arbitragem, que pode ser votado hoje em regime de urgência

O Globo
1/8/2022

Câmara discute sobre a ferramenta privada para discutir conflitos fora do Judiciário

Por – Ana Carolina Diniz

O meio jurídico está tenso hoje com a votação em regime de urgência na Câmara do PL 3923, que pretende modificar a lei da arbitragem, ferramenta privada para discutir conflitos fora do Judiciário. É um mistério também quem se beneficiaria com a urgência da aprovação: no início de julho, sete parlamentares entraram com pedido de urgência para a proposta.

Para os advogados, o PL, de autoria da deputada Margarete Coelho, limita a atuação da arbitragem e torna o processo público, o que hoje é confidencial entre as partes.

Para Silvia Pachikoski, advogada especializada em Arbitragem e Grandes Disputas, sócia do LO Baptista, a mudança não é benéfica para ninguém e ainda prejudica a imagem do Brasil no exterior. Nas últimas semanas, diversas entidades tiveram reuniões com parlamentares e ministros para alertar sobre a medida.

– Alertamos sobre a necessidade de se discutir mais profundamente sobre o tema e não ser discutido na correria no plenário – explica.

Segundo nota do Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar), empresas e advogados não foram ouvidos.

– Não há esta restrição em nenhum lugar do mundo e isso pode prejudicar a entrada do Brasil na OCDE – considera Silvia.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2022/08/juristas-consideram-retrocesso-a-pl-da-arbitragem-que-pode-ser-votada-hoje-em-regime-de-urgencia.ghtml

Outras notícias
Tags