Publicações

Superior Tribunal de Justiça anula Assembleia Geral de Credores que votou plano de “última hora”

Superior Tribunal de Justiça anula Assembleia Geral de Credores que votou plano de “última hora”

08/08/2025

Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) manteve julgamento do TJ-GO que anulou uma Assembleia Geral de Credores ocorrida em 2019, no âmbito de recuperação judicial que envolve grupo formado por 35 empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária.

Segundo a análise do recurso, tratou-se de Assembleia de Credores na qual um plano aditivo foi apresentado pelo grupo empresarial durante a própria sessão, alterando substancialmente o plano que seria votado naquela ocasião, dificultando a análise detida das condições por credores presentes. Apesar disso, houve aprovação por maioria de credores presentes na assembleia.

Porém, o STJ considerou que houve vício no procedimento da Assembleia, uma vez que não houve tempo hábil para análise detalhada das condições do aditivo apresentado durante a sessão, o que viola o direito dos credores.

Consideramos que o conceito aplicado na decisão do STJ é correto e relevante, uma vez que tem se tornado cada vez mais comum a relativização das formalidades que devem ser observadas para a realização da Assembleia, a pretexto de que a maioria aprovou o ato, o que muitas vezes prejudica credores que representam menor parte dos créditos sujeitos à recuperação.

Com essa decisão, o STJ reforça que o Poder Judiciário possui competência para intervir no sentido de exercer o controle de legalidade evitar a consolidação de eventuais vícios no procedimento, resguardando direitos envolvidos.

Autoria de: Ricardo Castro Ramos

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pelo [email protected]

Outras notícias
Tags